GALERIA DOS IMORTAIS DA ENGENHARIA DE PESCA
HOMENAGEADOS DO XXII CONBEP EM 2023
Engenheiro de Pesca Elizeu Augusto de Brito
Graduado em Engenharia de Pesca, pela Universidade Federal Rural do Pernambuco UFRPE – em abril de 1977, Extensionista da EMATER – (PB) e da EMATER (RN) no convênio com a SUDEPE, ministrou cursos para pescadores e pescadoras da pesca artesanal, foi coordenador de fiscalização da pesca da lagosta, do projeto cidade do camarão, coordenador de pesca e aquicultura da secretaria de Estado da Agricultura Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte, sócio fundador da Associação dos Engenheiros de Pesca de Pernambuco a da Associação dos Engenheiros de Pesca do Rio Grande do Norte, onde foi Presidente por vários anos, foi eleito Presidente da Federação dos Engenheiros de Pesca do Brasil – FAEP-BR em 2009 durante a realização do 16º Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, tendo sido reeleito nos anos de 2011, 2015 e em 2019 foi eleito Vice Presidente. Foi conselheiro do CONAPE Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca do Ministério da Pesca e Aquicultura até 2015. Atualmente é conselheiro do Comitê Permanente de Gestão de Atuns e Afins e também conselheiro do novo Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca do Ministério da Pesca e Aquicultura – MPA, também exerce a função de consultor técnico da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura – CBPA, através do acordo com Agência Brasileira de Desenvolvimento Sócio-Ambiental – ABDA, onde exerce o cargo de Vice-presidente.
Engenheira de Pesca Katia Cristina De Araujo Silva
Graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE em 1990, Mestrado em Ciência Animal pela Universidade Federal do Pará – UFPA em 2002 e doutorado em Recursos Biológicos da Zona Costeira Amazônica pela Universidade Federal do Pará em 2012. Dedicou toda a sua carreira ao Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Norte (Cepnor) e ao Curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Publicou mais de 100 artigos na área de pesca e recursos pesqueiros, com ênfase em Manejo e Conservação de Recursos Pesqueiros Marinhos, atuando principalmente nos seguintes temas: Pesca e recursos pesqueiros da região norte do Brasil, Taxonomia e comunidades de crustáceos, Programa Revizee e pesca industrial e artesanal de camarões.
Engenheiro de Pesca Eudes de Souza Correia
Graduado em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1976), mestrado em Aquicultura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1998) e Pos-doutorado na Texas A&M AgriLife Mariculture Laboratory (2009). Foi Professor Titular da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência na área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, com ênfase em Sistemas de Produção Aquícola, tradicionais e com tecnologia de bioflocos, envolvendo as espécies Litopenaeus vannamei, tilápia, Macrobrachium rosenbergii e M. carcinus, foi diretor do Departamento de Pesca da UFRPE, onde dedicou toda sua carreira como professor, pesquisador e orientador de graduandos, mestrandos, doutorandos e pós doutorandos.
HOMENAGEADOS DO XXII CONBEP EM 2023
Engenheiro de Pesca Manuel Furtado de Andrade Neto
In Memoriam
Graduado em Engenharia de Pesca Universidade Federal do Ceará – UFC, e obteve o título de Ph.D. em Biologia pela Memorial University of Newfoundland (MUN), no Canadá. Como professor associado da UFC, foi orientador de doutorado e mestrado nos programas de pós-graduação em Engenharia de Pesca do CCA e de Ciências Marinhas Tropicais do LABOMAR. se destacou também por sua ampla experiência internacional desde 1983, foi selecionado pela Embaixada do Japão no Brasil para participar da "Youth Goodwill Mission" (Missão de Intercâmbio Cultural de Jovens entre Brasil e Japão). De 1994 a 1998 foi estudante de Ph.D. do Departamento de Biologia da Memorial University of Newfoundland (MUN) na cidade de St. John's, Newfoundland, Canadá. Em 2010, foi selecionado como um dos representantes do Brasil no Programa Top China Santander Universidades para lecionar curso de verão intitulado "Better City, Better Life", na Shanghai Jiao Tong University, na China. Em 2011, representou o Brasil no "International Expert Workshop on Improving the Information Base for Aquatic Genetic Resources for The State of the World´s Aquatic Genetic Resources", como convidado da Food and Agriculture Organization (FAO), da Organização das Nações Unidas (ONU), em Madri, Espanha. Em 2014, representou o Brasil no "Workshop on Aquaculture for Food Security, Poverty Alleviation and Nutrition (AFSPAN)", também como convidado da FAO.
Engenheiro de Pesca Fábio Hissa Vieira Hazin
In Memoriam
Graduado em Engenharia de Pesca, pela Universidade Federal Rural do Pernambuco UFRPE – em 1987, Mestrado (1991) e doutorado (1994) em Ciências Marinhas e Tecnologia com especialização em Oceanografia Pesqueira pela Tokyo University of Marine Science and Technology. Pós-Doutorado em Avaliação de Estoques de Recursos Pesqueiros Pelágicos Migratórios pelo Southeast Fisheries Science Center/NMFS/NOAA em Miami, EUA (2002). Especialização em Direito Internacional do Mar, pela Rhodes Academy, em Rhodes, Grécia (2010).
Com o tema “Contribuição da Pesca Artesanal e de Pequena Escala para o Desenvolvimento Sustentável”, o Dia Mundial dos Oceanos foi reverenciado, em 8 de junho de 2005, pelo Engenheiro de Pesca Fábio Hissa Vieira Hazin na sede da Organização das Nações Unidas – ONU, em Nova Iorque. Então com uma trajetória ligada ao mar já consolidada internacionalmente, Fábio Hazin falaria outras vezes ao organismo. Celebrada desde a ECO-92, no Rio de Janeiro, e oficializada em 2008 pelas Nações Unidas, a data seria a mesma da sua despedida, quatro dias após completar 57 anos. Em seus estudos no Japão, nos anos 1990, Fábio Hazin iniciara seus estudos em meditação. “Ele se aprofundou no zen-budismo na Índia, no Japão e em outros países e, nos últimos anos, transferiu esses conhecimentos em oficinas que ofereceu gratuitamente para mais de 400 pessoas, em Maragogi, Alagoas, por meio da ONG Maragosangha”, descreveu seu filho, o advogado Daniel Hazin. Na Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, Foi Professor do curso de Engenharia de Pesca e do programa de pós-graduação em Recursos Pesqueiros e Aquicultura (1992-2021) e Diretor do diretor do Departamento de Pesca e Aquicultura, Professor do programa de pós-graduação em Oceanografia; Coordenador do programa REVIZEE – Programa para Avaliação dos Recursos Vivos da Zona Econômica Exclusiva Brasileira/Região Nordeste; Representante científico do Brasil junto à Comissão Internacional para Conservação do Atum Atlântico – ICCAT e presidente da Comissão; Presidente do Subcomitê Científico do Comitê Consultivo Permanente de Gestão de Atuns e Afins; Presidente do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões- CEMIT; Presidente da Associação Brasileira de Engenharia de Pesca – ABEP; Presidente de grupo de trabalho da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Ameaçadas de Extinção – CITES; Vice-presidente e presidente do Comitê de Pesca da FAO – COFI; Secretário Nacional de Pesca e Ministro interino do Ministério de Estado da Pesca e Aquicultura.
Engenheiro de Pesca Walter Moreira Maia Junior
In Memoriam
Graduado em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Ceará – UFC em 1975. Foi Professor dos Cursos de Zootecnia, Nutrição, e Especialização em Farmácia Industrial (Bromatologia), e Tecnologia de Alimentos), todos da UFPB. Professor Associado III do Departamento de Engenharia de Alimentos do Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba UFPB, lecionando desde 1978 todas as disciplinas vinculadas à Ciência e Tecnologia de Pescado, e por alguns anos, Análise Sensorial, Embalagem de Alimentos e Matérias-Primas Agropecuárias I e II na Graduação em Engenharia de Alimentos da mesma Instituição. Engenheiro de Pesca (1ª turma da UFC); Especialista em Tecnologia de Alimentos (Área de concentração - Tecnologia do Pescado) pela FEAA/UNICAMP (SP); Post-Graduate Diploma in Food Technology (Fish Science and Technology option), South Humberside University (England), Student Researcher in Food Science London University ((England), Mestre (MSc) em Tecnologia de Alimentos, pela UFPB; Doutor (DSc) em Recursos Naturais pela UFCG/PB. Membro do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia da Paraíba- CECT/PB e Conselho Estadual de Pesca e Aquicultura da Paraíba-CONESPA/PB. Cabe destacar atuação como Consultor ad-hoc da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba-FAPESQ e da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia- FABESB e Revista Brasileira de Ciências Agrárias), Membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Engenharia de Pesca - REPESCA, Conferencista e Ministrante de Cursos em Congressos Nacionais e Internacionais. Participou como membro da delegação do Brasil na Expert Workshop on Guidelines for Aquaculture Certification- FAO- NACA, e faz parte da equipe do Programa de Produção Integrada do Camarão Cultivado PICC/ITEP (PE). Exerceu a Diretoria Técnico Científico da Federação das Associações dos Engenheiros de Pesca do Brasil (FAEP-BR).
NO XIX CONBEP 2015
PROFESSOR ADIERSON ERASMO DE FILHO
Graduação em Administração de 1980 – 1984, Universidade Cató de Pernambuco, Mestrado em Master Business Administration 1991 – 1992, doutor em Ciê da Escola de Economia e Gestão (EEG), Universidade Minho (Portugal), Universidade Federal e criador do Primeiro Curso de de Pesca do Brasil, na Universidade Federal Rural – UFRPE.
Professor Melquiades Pinto Paiva
Engenheiro Agrônomo então denominada de do Ceará (1952), incorporada à Universidade Federal Ceará. Nos anos 1957 - 1958 estagiou Museu Nacional ( Federal do Janeiro), especializando-se Ictiologia. Doutor em Ciências pelo Instituto de Biociências da de São Paulo (1972). Iniciou 1954 atividades docentes junto à atual Federal Ceará e, através concursos públicos em 1980, atingiu os cargos de Professor Titular do Departamento Engenharia de Pesca (aposentado em 1981) e de Biologia ( 1987). Criador Curso de Pesca Ceará.
ENGENHEIRO DE PESCA ITAMAR DE PAIVA ROCHA
Graduado de Pesca Rural de Pernambuco (1974). Tem experiê na á de e Engenharia Pesca, com ênfase em Carcinicultura, atuando principalmente seguintes temas: tainha, cultivo, piscicultura, camarão e camurim, Ex-presidente ABCC.
HOMENAGEADOS NO XX CONBEP EM 2017
ENGENHEIRO DE FÁBIO PERDIGÃO VASCONCELOS
Professor Doutor de Pesca Federal do Ceará- UFC (1979), com Especialização em Oceanografia Universidade São Paulo USP (1984), Doutorado em Ciências Terra ê em Ambiental Costeira pelo Instituto de Ciências e Técnicas da de Nantes na França (1992) e Pós- em Geografia na á Gestão Integrada da Zona Costeira no Laboratório de Geografia, e do Instituto de e Planejamento Regional Universidade de Nantes na França, Membro e do Conselho Diretor do Fórum do Mar.
ENGENHEIRO AGRONÔMO JOSÉ WILLIAM BEZERRA E SILVA
Graduação em pela Federal do Ceará (1964), especialização And Marketing pela Auburn University(1971), especialização em Curso Fundamental Biologistas pelo Instituto de Pesca de São Paulo(1973) e especialização em Aperfeiç pela Universidade Agrícola de Pannon Kaposvár(1993), Consultor da CNP
ENGENHEIRO DE PESCA AUGUSTO JOSÉ NOGUEIRA
em de Pesca pela Universidade Federal de Pernambuco, mestre em Pesqueiros e Aquicultura, a função de chefe da de piscicultura e Ex-presidente Federação dos Engenheiros de Pesca
HOMENAGEADOS NO CONBEP 2019
EMPRESÁ PESCA FUAD (Norte Pesca)
In Memoriam
DE GERALDO BERNARDINO
Graduado em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1976, em Ecologia e Recursos pela UFSCar. , Diretor CEPTA (Centro Nacional de de Tropicais), Coordenador de Ensino do Centro Regional Latino-americano Aquicultura – CERLA/FAO/SUDEPE (1981-1984), presidente da Associação Aquicultura – ABRAq (1992- 1999), Coordenador Nacional de do Ministério da Agricultura – DPA/ MAPA (1999 e 2001), Secretário de e Aquicultura do Amazonas.
ENGENHEIRO PESCA SÉ MACEDO COMES DE MATOS
Graduado em Engenharia de Pesca Universidade Rural de Pernambuco (1983), em Universidade Federal Pernambuco (1998) e doutorado Ciências do Mar Instituto de Ciências Mar Conselho de Investigação Cientí Espanha (2004). Atualmente é membro Associação dos Engenheiros Pesca de Pernambuco, Ex-Presidente da Federação de Pesca Brasil.