:: Normas para publicação

1-INFORMAÇÕES GERAIS

1.1- Para submissão de trabalhos

1.1.1-  Público-alvo: Pesquisadores Nacionais e Internacionais, Professores, Técnicos de Nível Superior e Médio, Estudantes dos Cursos Técnicos de Nível Médio, de Graduação e de Pós-Graduação, Profissionais da Extensão Rural e da Extensão Pesqueira e Aquícola, de Produtores, de Empresários da Cadeia Produtiva da Pesca e Aquicultura e das Organizações Governamentais e não Governamentais.

1.1.2-  Quanto aos direitos de publicação: Ao inscrever seu trabalho, o autor estará automaticamente autorizando a FAEP-BR a utilizar a obra de sua autoria, em publicação impressa ou digital, em seus veículos institucionais e documentos editados, ou em qualquer outra mídia.

 1.1.3- Quanto ao número de trabalhos:  Será permitido o envio de até dois Resumos Simples (RS) ou dois Trabalhos Completos (TC), ou quaisquer combinações entre estes, para cada autor principal. Denomina-se autor principal aquele que irá submeter o trabalho e interagir com a Comissão, todas as informações técnicas necessárias.

1.1.4- Pagamento de inscrição:  Ao submeter o(s) trabalho(s) o autor principal deverá estar com a inscrição paga do CONBEP, a ser realizado.

1.1.5- Encaminhamento dos artigos:  Os Resumos Simples e/ou Trabalhos Completos deverão ser encaminhados para Comissão Organizadora do evento, no período a ser indicado a cada Congresso, para sua avaliação. A divulgação dos trabalhos aprovados será feita, via carta de ACEITE aos Congressistas, em tempo hábil e pré-estabelecido. Os trabalhos não aceitos não serão devolvidos aos seus autores e não constará da programação do evento.

1.1.6- Áreas temáticas:  Todos os trabalhos serão classificados, para defesa e publicação, nas seguintes áreas: Aquicultura; Ecologia; Fisiologia; Genética; Patologia; Pesca; Tecnologia do pescado e Outras áreas. Ressalta-se que estas áreas podem ser acrescidas ou retiradas em decorrência das demandas.

1.2- Quanto às normas dos Resumos e Trabalhos

 1.2.1- Configurações e tipo de arquivo: Os Resumos ou Trabalhos completos deverão ser digitados em papel A4 (21 cm X 29,7 cm), com margens (superior (2,75) e esquerda, direita e inferior (2,0)). Todo o texto deverá ser digitado em Times New Roman, espaçamento de linha simples (1,0) e utilizar o modelo padrão a ser disponibilizado pela organização, com a logomarca do evento. O arquivo deverá possuir a extensão (*.doc ou *.docx).

 1.2.2- Formatação dos artigos

 1.2.2.1. RESUMO:   Os resumos podem ser apresentados em português ou inglês, utilizando-se apenas uma página e possuírem a seguinte estrutura:

Título: Fonte (12) em caixa alta, exceção de nomes científicos, centralizado e negrito;

Nome dos autores: Nome completo dos autores separados por ponto vírgula, digitado com fonte (12), centralizado e negrito; Utilizar números sobrescritos, para associar autor com suas informações. No autor principal utilizar o símbolo (*), para destaca-lo. 

Informações dos autores: Deverá constar a Instituição e-mail de cada autor, separado por ponto vírgula, digitado em sequencia, com fonte (10), ajustado e não negrito;

Resumo propriamente dito: Iniciar com a expressão (RESUMO: ...), digitado com fonte 12, texto com ajuste normal e corrido (sem utilizar parágrafos). Máximo de 400 palavras, sem considerar o espaçamento entre palavras. Os autores poderão utilizar a seguinte estratégia, para redação. Inicialmente apresentar os objetivos do trabalho, em seguida os principais materiais e métodos, principais resultados e a conclusão (Verifiquem se sua conclusão encontra-se coerente com o título e objetivo (hipótese) do trabalho). Não cabe, neste formato, o uso de parágrafos, tabela e figura. Neste formato de publicação, os autores deverão escolher o idioma a ser utilizado (Português ou Inglês). Caso opte por Inglês, utilizar o título ABSTRACT.

Palavras-chave: Cite de 3-5 palavras que não constem do título. Caso o idioma seja Inglês utilizar o título: Key words.

Apoio: (Opcional). Devem ser digitados em Time New Roman, não possuir mais de uma página, não conter tabelas e/ou figuras. Utilizar o modelo em anexo, para mais informações e editoração do texto (Click para modelo de resumo).

1.2.2.2. TRABALHOS COMPLETOS:  Os trabalhos completos deverão ser apresentados com a seguinte estrutura:

Título: Fonte (12) em caixa alta, exceção de nomes científicos, centralizado e negrito;

Nome dos autores: Fonte (12), nome completo dos autores, separados por ponto virgula, em fonte (12), centralizado e negrito;

Especificações dos autores: Instituição/e-mail, separados por ponto vírgula, fonte (10), ajustado e não negrito;

Resumo propriamente dito: Iniciar com a expressão (RESUMO: ...), Fonte 12, texto com ajuste normal e corrido (sem utilizar parágrafos). Máximo de 400 palavras, sem considerar o espaçamento entre palavras. Os autores poderão utilizar a seguinte estratégia, para redação. Inicialmente apresentar os objetivos do trabalho, em seguida os principais materiais e métodos, principais resultados e a conclusão (Verifiquem se sua conclusão encontra-se coerente com o título e objetivo (hipótese) do trabalho). Não cabe, neste formato, o uso de parágrafos, tabela e figura. Neste formato de publicação, os autores deverão escolher o idioma a ser utilizado (Português ou Inglês).

Palavras-chave: Cite de 3-5 palavras que não constem do título. Caso o idioma seja Inglês utilizar o título: Key words.

ABSTRACT: Tradução do resumo.

Key words: Tradução das palavras-chaves.

1-INTRODUÇÃO

Digite o texto observando as seguintes instruções (Letra Times New Roman 12, espaçamento 1,0, tabulação de 1,0). Objetiva-se com este tópico, apresentar ao leitor o problema do qual o autor se prontificou a trabalhar. Normalmente, utiliza-se de 1,5 a 2 folhas, para essa apresentação. Podem-se utilizar citações bibliográficas, no entanto com moderação.  As citações bibliográficas, no texto deverão seguir as seguintes especificações:

  1. Um autor: sobrenome em caixa alta, vírgula e ano de publicação. Exemplo: O Brasil é o melhor país do mundo (MENDES, 2005);
  2. Dois autores: sobrenomes em caixas alta, separados por “e”, vírgula e ano de publicação. Exemplo: O Brasil é o melhor país do mundo (VALENTI e MENDES, 2005);
  3. Mais de dois autores: sobrenome do primeiro autor em caixa alta, a expressão et al., vírgula e ano de publicação. Exemplo: O Brasil é o melhor país do mundo (MARINHO et al., 2005);
  4. Mesmo autor e ano: sobrenome em caixa alta, vírgula, ano, a, virgula, b, vírgula, ano de publicação. Exemplo: O Brasil é o melhor país do mundo (MENDES, 2005 a, b);
  5. Mesmo autor em anos diferentes: sobrenome em caixa alta, vírgula, ano, vírgula, ano de publicação. Exemplo: O Brasil é o melhor país do mundo (MENDES, 2005, 2007);
  6. Citação de citação: sobrenome do autor, vírgula, ano de publicação desse autor, seguido pela expressão apud e da citação que o referenciou. Exemplo: O Brasil é o melhor país do mundo (SOARES, 2005 apud MARINHO, 2007); Este tipo de citação não é bem visto em decorrência de haver possibilidades de possíveis erros de informações técnicas.

FORA DOS PARÊNTESES: Utilizar as recomendações acima referenciadas, no entanto o(s) nome(s) do(s) autor(es) devem ser em caixa baixa, excetuando-se a primeira letra e o ano sempre entre parênteses. Exemplos: Segundo Soares (2005) o Brasil é o melhor país do mundo; Barbosa et al. (2005) concluíram que o Brasil é o melhor país do mundo.

2- MATERIAL E MÉTODOS

Digite o texto observando as seguintes instruções: Letra Times New Roman 12, espaçamento 1,0 e tabulação 1,0. Objetiva-se com este item, apresentar, ao leitor, todas as informações que os autores utilizaram para validar as hipóteses do trabalho. Ressalta-se a necessidade de deixar evidente em que local e época o trabalho foi desenvolvido. Em trabalhos experimentais quais os tratamentos, número de repetições e designe experimental foram utilizados. Em caso de análises exploratórias, quais as técnicas foram estabelecidas. Para todos os casos fazem-se necessários estabelecer os métodos estatísticos utilizados para validar a(s) hipótese(s).

3- RESULTADOS E DISCUSSÃO

Digite o texto observando as seguintes instruções: Letra Times New Roman 12, espaçamento 1,0 e tabulação 1,0. Objetiva-se com este item, apresentar, ao leitor, todas as informações (Resultados) que os autores encontraram em seus experimentos. Neste capítulo, podem ser utilizados tabelas e gráficos. As tabelas deverão constar seu título, acima da tabela, não possuir linhas verticais, nem células coloridas. As figuras devem possuir legenda na parte inferior e não ultrapassar os tamanhos da folha do trabalho.

4- CONCLUSÃO

Digite o texto observando as seguintes instruções: Letra Times New Roman 12, espaçamento 1,0 e tabulação 1,0. Objetiva-se com este item, apresentar ao leitor, apenas se os autores validaram suas hipóteses com as técnicas utilizadas. Portanto, deve-se evitar a citação de números (resultados), ser especulativo e prolixo.

5- AGRADECIMENTOS

Este item é opcional. Digite o texto observando as seguintes instruções: Letra Times New Roman 12, espaçamento 1,0 e tabulação 1,0. Objetiva-se com este item, apresentar, ao leitor, o apoio das pessoas e, principalmente, das Instituições. Evitar nomes de marcas comerciais.

6- REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

Digite o texto observando as seguintes instruções: Letra Times New Roman 12, espaçamento entre linhas 1,0 e antes=0 e depois = 10, sem tabulação, nem numeração Objetiva-se com este item, apresentar ao leitor todas as citações referenciadas nos capítulos anteriores. A referência bibliográfica deverá ser ordenada em função dos nomes de referência, observando ainda: 1- Todas as citações realizadas no texto devem constar na referência bibliográfica; 2- Todas as referencias devem ter sido citadas no texto; 3- Tem que constar todos os autores, mesmo que no texto apareça (et al.); 4- Entre autores utilizar a pontuação ponto e vírgula para separá-los; 5- Todas as referencias devem conter as datas de publicação e 6- Sempre que existir o título da obra ou da revista utilizar negrito.

Exemplos:
1- Anais de Eventos

Silva, A.D.R.; Soares, M.C.F.; CARMO, J.L. Determinação da letalidade em baixas concentrações de oxigênio dissolvido, sob diferentes temperaturas, utilizando alevinos de tilápia-do-nilo, linhagem chitralada, Oreochromis niloticus (teleostei: cichlidae). In: Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 13., 2003. Porto Seguro. Anais. Porto Seguro/BA. FAEP-BR, 2003.  p. 726-734. CD-ROM.

2- Periódicos

WYBAN, J.A.; LEE, C.S.; SATO, V.T.; SWEENEY, J.N.; RICHARDS JUNIOR, W.K. Effect of stocking density on shrimp growth rates in manure-fertilized ponds. Aquaculture, v.61, p.23-32, 1987.

3- Capítulos de livros

AZEVEDO, D.M.P. de; NÓBREGA, L.B. da; LIMA, E.F.; BATISTA, F.A.S.; BELTRÃO, N.E. de M. Manejo cultural. In: AZEVEDO, D.M.P.; LIMA, E.F.. O agronegócio da mamona no Brasil. Campina Grande: Embrapa Algodão; Brasília: Embrapa Informação Tecnológica, 2001. p.121-160.

4- Livros

SOKAL, R.R.; ROHLF, F.J. Biometry: the principles and practice of statistics in biological research. New York: W. H. Freeman and Company, 1995. 850p.

5- Monografias, dissertações e Teses 

MATHEUS, C.E. Aspectos do crescimento e reprodução de Sarotherodon niloticus (Tilápia do Nilo) em lagoas de estabilização e sua influência no tratamento biológico. 1984. 148p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de São Carlos, São Paulo.

6- Fontes eletrônicas

FAO. Fishery Information, Data and Statistics Unit. FishStat plus: universal software for fishery statistical time series. Version 2.3. Rome, 2006. Disponível em: <http://www.fao.org/fi/statist/FISOFT/FISHPLUS.asp>. Acesso em: 6 maio 2016.